
Com certeza você já ouviu alguem falar sobre um tal de metaverso, mas ainda não sabe o que é isso ao certo né? Fique tranquilo, hoje você irá entender
Você já deve ter se perguntado: O que é metaverso? E com certeza já viu muitas pessoas falando sobre. Mas não se preocupe, hoje juntamos diversas informações para facilitar o seu entendimento, você vai gostar.
O que é o Metaverso, de onde ele veio ?
O autor Neal Stephenson é creditado com a cunhagem do termo “metaverso” no seu romance de ficção científica “Snow Crash” de 1992, ele é considerado um cânone do genero, juntamente com o Neuromancer de William Gibson, que descreve um espaço de dados de realidade virtual chamado matriz. O metaverso em Snow Crash é um espaço de realidade virtual 3D acedido através de terminais pessoais e óculos de realidade virtual que têm muito em comum com o Oculus Quest e outros óculos VR.
O meta verso é uma combinação de múltiplos elementos de tecnologia, incluindo a realidade virtual, realidade aumentada e vídeo onde os utilizadores “vivem” dentro de um universo digital. Os adeptos do metaverso prevêem que os seus utilizadores trabalhem, toquem e se mantenham ligados aos amigos através de tudo, desde concertos e conferências a viagens virtuais ao redor do mundo.
“Neste momento, estamos na cúspide da próxima Internet”, disse Matthew Ball, sócio gerente da empresa de capital de risco Epyllion Industries, num ensaio de Fevereiro de 2021 no seu website.
A visão sobre o metaversos é muito boa, porque os jogos em linha para múltiplos jogadores (MMOGs, ou mais comumente, MMOs) partilham muitas das suas propriedades. No Second Life (lançado em 2003), por exemplo, os utilizadores podem personalizar avatares realistas, encontrar-se com outros jogadores, criar itens virtuais, possuir propriedade virtual, e trocar bens e serviços.
Um exemplo que podemos citar aqui é o time da Premier league Manchester City, que anunciou que já começou a construir seu primeiro estádio de futebol no metaverso. A equipe contará com a ajuda de especialistas em realidade virtual da Sony. Por meio de tecnologias de análise de imagens e rastreamento de esqueletos criadas pela Hawk-Eye, uma subsidiária da gigante de tecnologia e entretenimento, o estádio do clube se tornará o centro central do City em um mundo de realidade virtual.
Quando podemos esperar vê-lo?
Mark Zuckerberg, o CEO da recém nomeada Meta (anteriormente Facebook), estima que poderá demorar cinco a dez anos até que as principais características do metaverso se tornem correntes. Mas existem actualmente aspectos do metaverso. Velocidades de banda larga ultra-rápidas, fones de ouvido de realidade virtual e mundos online persistentes já estão em funcionamento, embora possam não ser acessíveis a todos.

Quais são alguns exemplos disso?
Meta: O gigante tecnológico anteriormente conhecido como Facebook já fez investimentos significativos na realidade virtual, incluindo a aquisição da Oculus em 2014. Meta prevê um mundo virtual onde os avatares digitais se ligam através do trabalho, viagens ou entretenimento usando auscultadores VR. Zuckerberg tem estado em alta no metaverso, acreditando que poderia substituir a Internet como a conhecemos. “A próxima plataforma meio que será ainda mais imersiva e encarnada na Internet onde se está na experiência, e não apenas a olhar para ela, e chamamos a isto o metaverso”, disse o Meta CEO Mark Zuckerberg no mês passado, após ter revelado a rebranding da empresa.
Microsoft: O gigante do software já utiliza hologramas e está a desenvolver aplicações de realidade mista e alargada (XR) com a sua plataforma Microsoft Mesh, que combina o mundo real com a realidade aumentada e a realidade virtual. A Microsoft mostrou os seus planos para trazer a realidade mista incluindo hologramas e avatares virtuais para as Equipes da Microsoft em 2022. Também nos trabalhos para o próximo ano: espaços virtuais exploráveis ligados em 3D para lojas e locais de trabalho. O Exército dos EUA está atualmente trabalhando com a Microsoft num headset Hololens 2 de realidade aumentada para que os soldados possam treinar, ensaiar e combater. Além disso, a Xbox Live já liga também milhões de jogadores de videojogos em todo o mundo.
Epic Games: Tim Sweeney, CEO da empresa que desenvolveu a Fortnite, disse: “Não é segredo que a Epic está investindo na construção do metaverso”. Tem sido palco de concertos de artistas como Ariana Grande e Travis Scott, trailers de filmes e estreias musicais e até de uma “imersiva” reimaginação do discurso histórico “I Have A Dream” de Martin Luther King Jr. de 1963. E está a desenvolver humanos digitais fotorealistas com o seu MetaHuman Creator, que poderia ser a forma de personalizar o seu doppelganger digital em futuros jogos.
Roblox: A plataforma, fundada em 2004, aloja dezenas de jogos gerados pelos utilizadores, incluindo ofertas de role-playing como Bloxburg e Brookhaven, onde os utilizadores podem construir casas, trabalhar e jogar em vários cenários. Roblox está agora avaliado em mais de 45 milhões de dólares após a sua publicação este ano, no dia do seu IPO em Março, o fundador e CEO da Roblox, David Baszucki, fez um tweet de agradecimento a todos os que ajudaram a trazer a plataforma “um passo mais perto de cumprir a nossa visão do Metaverso”. Desde então, Roblox juntou-se à empresa de skate Vans para criar Vans World, um parque de skate virtual onde os jogadores podem vestir-se com equipamento novo da Vans e abrir um Jardim Gucci limitado, onde pode tentar comprar roupa e acessórios para o seu “eu” virtual.
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